Franquias

Por que ter uma franquia?

Franquia é o sistema pelo qual um empresário franqueador cede o uso de sua marca ao franqueado, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços, mediante remuneração direta ou indireta sem que fique caracterizado vínculo empregatício.

Um cenário favorável: Em 2011, o negócio de franquias cresceu 16,9%, com faturamento de R$ 88,8 bilhões segundo os dados da Associação Brasileira de Franchise (ABF), neste mesmo período o PIB brasileiro registrou aumento de 2,75%.

A franquia também é um negócio seguro, basta comparar as taxas  de mortalidade entres as empresas convencionais e as franquias. Segundo a ABF  a taxa de mortalidade das franquias gira em torno de 5% , enquanto das empresas convencionais segundo o SEBRAE a taxa é de 46%.

As vantagens de adquirir uma franquia é que o franqueador ja possui todo o know-how do negócio, testado e aprovado. O franqueador auxilia na escolha do ponto, exclusividade na área de atuação. A marca já é conhecida. O marketing do franqueado é realizado pelo franqueador. O franqueador oferece todo o treinamento e suporte necessário. Essas e outras vantagens garatem o sucesso do negócio.